O orictéropo é um animal que vive nas savanas e planícies da África, chamado também de porco da terra, porém ele não tem nenhuma ligação com o porco que conhecemos. Esse animal pesa cerca de 40 a 100 kg, alimenta-se de frutos, insetos, pequenos roedores e principalmente de formigas e cupins, semelhante ao tamanduá-bandeira, usa sua longa língua que é revestida de uma substância pegajosa.
Falando em termos comparativos, o orictéropo tem focinho de porco, orelhas de mula e cava tocas de baixo da terra semelhante à topeira. Os dentes desse animal não são revestidos e desgastam-se, por isso crescem continuamente. O Orictéropo não é valorizado economicamente, por isso não está em extinção. É considerado o animal mais estranho do mundo!
A dentição do animal é única entre os mamíferos, seus dentes não são revestidos e desgastam-se, por isso crescem contínuamente.
Tem hábitos solitários e noturnos: dorme durante o dia em sua toca e, à noite, sai à procura de alimento. Não corre com rapidez e isso o torna um animal cauteloso e tímido. Ao menor sinal de perigo, ele pára, apóia-se na forte cauda e rapidamente cava um esconderijo. Sua força é tanta que em poucos minutos a toca fica pronta, e desse modo ele consegue escapar da maioria de seus inimigos. Sua audição e olfato são bem desenvolvidos.
Ele destrói seus ninhos com as garras compridas e afiadas de suas patas dianteiras e colhe os insetos com sua língua pegajosa. Engole centenas deles até se dar por satisfeito. Quando não retorna à sua própria toca, cava uma outra, onde passará o dia.