julho 22, 2010
10 mitos
1- A ambulância chegará num minuto.
Não, isto não funciona assim. Na Inglaterra, por exemplo, o tempo de resposta para situações de emergência é de 8 minutos e apenas para 75% de todos os incidentes. Tempo suficiente para que a vítima, dependendo da gravidade da situação, acabe por morrer.
2- É melhor não fazer nada para não piorar a situação.
Se alguém está a sangrar e você não fizer nada, a pessoa pode perder muito sangue e morrer. Se alguém está inconsciente e não estiver a respirar e você não fizer nada, a pessoa pode continuar nesse estado e acabar por morrer.
3- Caso haja um sangramento pelo nariz, é preciso inclinar a cabeça para trás.
Este deve ser um dos maiores mitos nesta área. A verdade é que esta acção pode fazer com que o sangue desça para a garganta e cause náuseas e vómitos. Em vez disso, incline a cabeça para frente, aperte as narinas e respire pela boca. Se a hemorragia não cessar dentro de 30 minutos, vá ao hospital.
4- Vítimas de ataque cardíaco devem deitar-se, em vez de se sentarem.
Errado. A posição semi-sentada com os joelhos dobrados e cabeça e os ombros apoiados é a melhor para a pessoa respirar.
5- Se um braço ou uma perna está a sangrar muito, você deve amarrar um torniquete apertado em volta do ferimento.
Errado. Em vez disso, deve-se utilizar um curativo para fazer pressão sobre a ferida e elevar o membro magoado.
6- Se uma criança beber água sanitária, faça-a vomitar.
Isso pode causar mais danos quando o vómito sai do corpo. Nestas situações deve ligar para a emergência e dar à criança leite frio ou água, caso tenham os lábios queimados de substâncias corrosivas.
7- Você nunca deve mover alguém depois de um acidente de trânsito, mesmo se a vítima não estiver a respirar.
Mesmo com lesões na coluna vertebral, é mais importante certificar-se de que a pessoa está a respirar. Deve-se inclinar a cabeça da vítima, levantando o seu queixo.
8- Se alguém está sufocado com um objecto estranho, vai apreciar um par de dedos garganta adentro.
Na realidade, isso pode empurrar ainda mais para baixo o objecto. Em vez disso, bata com firmeza no meio das costas.
9- Se alguém estiver a sofrer um ataque epiléptico, deve-se colocar algo na sua boca – uma colher, talvez.
A ideia é evitar que o indivíduo morda a língua, mas se colocar uma colher na sua boca, a vítima estará mais propensa a partir os dentes ou o próprio objecto e, em seguida engasgar-se com os pedaços. A melhor coisa a fazer é amortecer a área com algo mole, como um casaco ou um cobertor.
10- Se alguém se sente fraco, deve-se colocar sua cabeça entre as pernas.
Não. A pessoa pode cair para frente. Em vez disso, deite a pessoa e levante as suaspernas
Casal negro tem filha loira de olhos azuis
“Nos seres humanos pardos, pode ocorrer leve variação no tom de pele, podendo sair em uma das criança – e pode ser, por vezes, surpreendentemente diferente da pele dos pais”, disse o professor Bryan Sykes, diretor de Genética Humana da Universidade de Oxford.
Um casal britânico tomou as páginas de jornais do mundo inteiro após o nascimento da sua mais recente filha. Tudo porque o bebê nasceu loiro e a família inteira é negra. O mais curioso é que, segundo os especialistas, a menina não é albina.
Segundo o The Sun, Ben, o pai de 44 anos, disse que ficou muito chocado quando a pequena Nmachi nasceu e lembra que brincou: “Ela é minha?”
Loira e com olhos azuis, Nmachi, cujo nome significa “Beleza de Deus”, em nigeriano, acabou confundindo os especialista em genética, porque Ben e sua esposa Angela não possuem família mestiça.
Os médicos do Queen Mary´s Hospital, nas proximidades de Woolwich, disseram que a criança definitivamente não é albina. Ela carrega alguns traços característicos dos pais e irmãos, mas possui tonalidade de pele diferente.
“Este poderia ser um caso numa grande quantidade de misturas genéticas, como em populações afro-caribenhas. Mas na Nigéria, há pouca mistura”, disse o professor.
O perito disse que alguma mutação desconhecida foi a provável responsável pelo acontecimento. “As regras da genética são complexas e ainda não entendemos o que acontece em muitos casos.”
Apesar de confuso, Ben disse que eles estão encarando bem a situação: “Claro, estamos perplexos e também quero saber o que aconteceu. Mas nós entendemos que a vida é muito estranha. Tudo o que importa é que ela é saudável e nós a amamos muito. Ela é o orgulho britânico da Nigéria”, concluiu ele.
Assinar:
Postagens (Atom)