O que acontece se engatar a marcha ré enquanto o carro segue em frente?
Essa é uma daquelas perguntas curiosas que surgem na cabeça de muitas pessoas enquanto dirigem.
Talvez você já até tenha se sentido tentado a fazer o experimento, mas não cedeu a curiosidade tendo em vista a possibilidade de 'estourar' a caixa de câmbio.
Caso você esteja a uma velocidade exorbitante em uma estrada movimentada, não se preocupe! Não é tão fácil engatar a ré com o carro em movimento contrário (pra frente).
O mecanismo de marcha ré de qualquer carro com transmissão manual é incrivelmente simples, formado por engrenagens que se alternam conforme há a mudança de marcha. Caso o motorista tente engatar a marcha ré com o carro em movimento dianteiro, as engrenagens estarão e atividade acelerada e a engrenagem responsável por alternar a rotação delas (fazê-las girar ao contrário) não conseguirá sincronismo com as outras então se ouvirá um grande ruido e a marcha não engrenará.
Há modelos que possuem sincronizador de marcha ré e é possível engatá-la com o veículo andando para frente, mas em velocidade muito baixa, abaixo de 5 km/h.
Nos câmbios automáticos a ré simplesmente não engata com o carro se movendo pra frente. O sistema possui salvaguarda interna para evitar isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala criança: