fevereiro 23, 2010

A importância da leitura corporal

A importância da leitura corporalNós, homens, não sabemos mesmo de nada… Se você quer aumentar seu índice de sucesso no jogo da sedução, é imperativo aceitar e conhecer uma verdade universal: Quem realmente toma a iniciativa na conquista é a mulher!


Quando eu vou à caça, a primeira coisa que faço quando chego ao local é sentir o ambiente. Esse lance é algo intuitivo pra mim. Eu dou uma volta, noto como está lugar, escuto algumas conversas, olho as mulheres que me interessam… Dai, começo a observar mais especificamente aquela – ou aquelas – que me interessam, pra depois chegar junto.
Contudo, quando um homem chega naquela que ele se interessou, na grande maioria das vezes, não foi de fato ele que tomou a iniciativa. Opa! Se o cara chegou na dona, como assim não foi dele a iniciativa?
Boa parte dos estudos sobre o comportamento social – e nesse caso, sobretudo o flerte – diz que são as mulheres que dão o primeiro passo e não os homens. Elas enviam uma série de sinais visuais, faciais e corporais a possíveis pretendentes. Mesmo que seja no nível subconsiente.


É aqui que entra a leitura corporal. Pois aqueles que sabem ler tais sinais podem responde-los, ou não, conforme sua inteira vontade. Lembra que eu disse que vou sentir o ambiente? A idéia é justamente essa.
Esse “sentir”, na verdade é ler. Cada movimento, gesto e/ou expressão pode ser lida. E a leitura desse conjunto de sinais nos apresenta aquela(s) com quem teremos maior probabilidade de sucesso numa cantada.
Tomem como exemplo, duas mulheres sozinhas num open bar. A primeira está sentada com as pernas cruzadas e mão no rosto. Já a segunda está em pé com uma mão na cintura e com a outra mão segura um cigarro que ela fuma e solta a fumaça pra cima. Sem saber mais nada sobre elas, como a aparência física, expressão facial e etc, qual delas você chegaria pra uma conversa se estivesse interessado em ter sexo com alguém?
A grande maioria vai escolher a segunda, mesmo que estes não apreciem o cigarro. A primeira mulher descrita está em uma postura, no mínimo, defensiva. Já a outra parece estar mais receptiva. Pelo menos, sem entrarmos em maiores detalhes.
Claro que a leitura corporal não é assim tão simplória. Não é apenas um gesto ou movimento, mas sim um conjunto de fatores, que nos permite fazer uma leitura mais precisa. Quanto mais elementos você identificar, mais acertada tende a ser sua decisão. Quaisquer que sejam seus interesses.
Bem verdade que um cara pode chegar numa mulher (ou vice-versa) sem que ele tenha lido nenhum sinal. Pelo sinal não ter sido dado ou por ele não saber reconhecê-lo. Contudo, neste caso, o índice de sucesso no flerte tende a ser relativamente baixo.
Uma leitura correta desses sinais pode ser a diferença entre sair acompanhado ou passar a noite sozinho. Infelizmente a habilidade da leitura corporal não é exatamente simples e até demora um pouco a ser ajustada. Mas com tempo e prática esse cenário muda a seu favor. E com boas leituras temos mais e melhores dados que auxiliam sua tomada de decisão.
Alguns detalhes, que isoladamente podem não significar nada, em conjunto (e aqui também deveria entrar uma leitura corporal mais detalhada) estes o ajudam a identificar uma mulher que pode estar disponível ou interessada em algo mais. São eles:
  • Roupas curtas e/ou decotadas;
  • Jogar os cabelos ou cabeça para trás;
  • Mexer ou arrumar os cabelos;
  • Umidecer frequentemente os lábios;
  • Deixar a boca semi-aberta;
  • Dobrar ou expor o pulso;
  • Mostrar a palma da mão;
  • Tocar-se sensualmente (coxas, quadris, pescoço, etc);
  • Inclinar os seios à frente;
  • Apontar o joelho (quando cruzar as pernas);
  • Acariciar o sapato ou deixá-lo pendurado no pé;
  • …dentre muitos outros!
Saiba mais sobre a leitura corporal nos livros:
PEASE, Allan & Barbara. Desvendando os segredos da Linguagem Corporal.
SCHEFLEN, Albert. Body Language and the Social Order.
Fiquem de olho nos detalhes e boa sorte na caçada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala criança: